Parasitas Internos

O que é uma parasita?

Um parasita é um organismo vivo que depende de outro para a sua sobrevivência.

Um parasita interno (endoparasita), vive maioritáriamente na sua fase adulta no intestino e pulmões do animal hospedeiro, ingerindo nutrientes deste para se alimentar e reproduzir. Estes endoparasitas podem ser divididos em duas categorias, os nemátodes, comummente chamados por lombrigas, e os céstodes vulgarmente chamados por ténias.Não são só os cães e os gatos que se infectam com este tipo de parasitas, também os homens são afectados.

Como pode o meu animal ficar infectado?

Os animais e os homens infectam-se, normalmente, ingerindo ovos ou larvas imaturas que os parasitas adultos libertam nas fezes do hospedeiro, conspurcando o meio ambiente. Podem-se também transmitir da progenitora para os filhotes através da corrente sanguínea durante a gestação (via transplacentária) ou da ingestão de leite materno ( via galactogénea). Muitos também conseguem-se transmitir penetrando a pele do hospedeiro (via transcutânea).

Quais os sintomas?

Um animal parasitado pode apresentar diarreia,sangue nas fezes,vómitos, perda de peso, mau estado do pêlo, tosse, prurido na região anal, abdómen dilatado (crias). Muitas vezes, em casos mais graves, as fezes e os vómitos vêm acompanhados da eliminação de parasitas facilmente detectáveis a olho nú. A parasitose intestinal pode levar á morte das crias se tiverem muito infectadas.

Como prevenir?

Devido ao perigo que os parasitas representam para a saúde do animal, e ao potencial que têm de se transmitir ao homem (zoonose), é fundamental a desparasitação regular do seu amigo de estimação.

Durante os primeiros meses de vida devem-se realizar desparasitações a cada 15 dias e depois, a partir dos 4 meses de idade mais espaçadamente a cada 3, 4 ou 6 meses.

Aconselhamos sempre que consulte o seu médico veterinário antes de desparasitar, de forma a traçar o plano de desparasitação que melhor se ajusta ao estilo de vida do seu animal. Por exemplo,se existirem crianças em casa, ou se o seu animal estiver constantemente no exterior recomendamos uma desparasitação a cada 3 ou 4 meses. Se existirem mais animais em casa deverá desparasitá-los ao mesmo tempo.

É fundamental ter hábitos de higiéne tais como, lavar e desinfectar os espaços onde o seu animal habita, lavar bem as mãos várias vezes ao dia, recolher e eliminar os dejectos do seu animal, usar luvas na muda de areia, evitar que o seu animal lhe lamba a cara, lavar bem os vegetais, evitar a ingestão de alimentos mal cozinhados. Deverá também desparasitar-se regularmente (consulte o seu médico de família).

Para qualquer informação adicional estamos à sua disposição.