O Porquinho da ìndia

O PORQUINHO-DA-ÍNDIA

O Porquinho-da-índia (Cavia porcellus) é originário das montanhas e pastagens da América do Sul, e, quando em ambiente selvagem, vive em pequenos grupos de cinco a dez animais, com um macho dominante. Normalmente são animais calmos, sendo considerados por isso excelentes animais de estimação para crianças. 

Existe uma grande variedade de raças e colorações, sendo as mais comuns: o de pelo curto, o Peruano (de pelo longo), e o abissínio (Pelo médio com remoinhos)

DADOS BIOLÓGICOS     

Esperança de Vida 4 a 8 anos.
Peso em Adulto Macho: 1 a 1,2Kg.
Fêmea: 750g a 1Kg.
Maturidade Sexual Macho: 9 a 10 semanas.
Fêmea: 4 a 6 semanas.
Duração da Gestação 59 a 72 dias.
Nº Médio de Animais por Ninhada 2 a 5 filhotes.
 

SEXAGEM

Tanto o macho como a fêmea têm pares de mamilos na região inguinal e os genitais externos são similares à superfície, no entanto a distância ano-genital é maior nos machos. Nestes, o pénis pode ser projectado pressionando o abdómen ou ser palpado na linha média

ALIMENTAÇÃO

Os Porquinhos-da-índia são estritamente herbívoros. Existe disponível uma variedade de rações comerciais , adequadas especialmente para eles com adição de vitamina C, que é essencial para esta espécie. É extremamente importante ter sempre em conta que ao introduzir novos alimentos, estes devem sempre ser dados em muito pequenas quantidades e depois ir gradualmente aumentando. Estes animais têm sistemas digestivos muito sensíveis e alterações bruscas de dietas (mesmo a simples introdução de um novo ingrediente) pode-lhes causar diarreia e levar a outros problemas do tracto digestivo. 

CUIDADOS VETERINÁRIOS

Os principais problemas destes animais são dermatológicos (problemas parasitários e fúngicos de pele ) e digestivos (desde sobrecrescimentos dentários a diarreias e cólicas intestinais) podendo estes últimos ser de grande gravidade pelo que devem ter acomapnhamento veterinário assim que possível.

Deve-se proceder A`desparasitação (interna e externa) regular, aproveitando esta oportunidade para ir avaliando a condição geral dos animais.