Hamster

HAMSTER

Os Hamsters são roedores da família Cricetidae. A palavra Hamster deriva da palavra Alemã “hamstern”, que significa reserva, referindo-se assim ao comportamento de transporte e armazenamento da comida nas bolsas das bochechas.

As bochechas são utilizadas para transportar e guardar comida e para proteger os seus filhotes quando sentem algum tipo de perigo.Os dentes incisivos estão presentes desde nascença e possuem estão em continuo crescimento durante toda a vida do animal.Existem dois tipos de hamster normalmente mantidos como animais de estimação: O Hamster Sírio (de maior tamanho) e os Hamsters Anões (que incluem o Roborovki, o Chinês, e o de Campbell)
DADOS BIOLÓGICOS

HAMSTER

Hamster Sírio

Hamster Chinês

Hamster Russo

Peso em adulto

Macho: 80   a 130g

Fêmea: 95   a 150g

Macho: 30   a 35g

Fêmea: 27   a 32g

Macho: 40   a 50g

Fêmea: 30g

Esperança média de vida

2   a 4 anos

1   a 3 anos

1   a 2 anos

Maturidade sexual

6 a 8   semanas

7 a 14   semanas

6 a 8   semanas

 

sexagem sírios                                    sexagem anõesALIMENTAÇÃO

Os Hamsters selvagens são omnívoros. Os de estimação, normalmente comem uma mistura comercial , que pode ser complementada com fruta, vegetais, frutos secos, e pequenas quantidades de proteína animal (por exemplo ração de cão). É importante ter sempre feno à disposição destes animais pois o alto conteúdo em fibra mantem um funcionamento normal do trato gastro-intestinal, assim como garante um correcto e constante desgaste dos dentes. A água deve estar sempre à disposição do animal e deve ser mudada diariamente.



CUIDADOS VETERINÁRIOS

Os problemas mais comuns nestes animais são digestivos (diarreias), dermatológicos (doenças parasitárias ou fúngicas de pele), traumatológicos (quedas, lesões nas grades e roda), e, mais tarde na vida, tumorais.

Devem ser desparasitados com regularidade (para parasitas internos e externos) aproveitando-se essa oportunidade para avaliar a condição geral do animal.